Pular para o conteúdo principal

139- Elogios

 D. Pedro II (esboço biographico),  publicado em 6 de novembro de 1859, na revista  “O Espelho: revista de literatura, moda, indústria e arte”, edição n.10.

Biografia de Dom Pedro 2º que foi publicada de forma anônima, a pesquisadora Cristiane Garcia Teixeira atribui a autoria a Machado de Assis, conforme defendeu na sua pesquisa para a dissertação “Um projeto de revista n’O Espelho: literatura, modas, indústria e artes (1859-1860)”.

O texto em si, começa desde a chegada em 1808 do príncipe regente. Depois fala sobre D. Pedro I e Leopoldina. Finalmente para começar a falar de D. Pedro II desde seu batismo e vários nomes. Fala da sua mãe que morreu quando ainda contava com um ano de idade, e que D. Pedro II teve que se separar do pai quando contava com cinco anos de idade. Aborda a tutoria de José Bonifácio. Explica que em 1840 foi proclamada a sua maioridade. Depois trata de seu casamento com D. Thereza. Pontua as suas obras de caridade, o fato de ele ser cristão, ter bom coração e muitos outros elogios.

Comentários

Citações escolhidas

-- "Assim, por sobre o túmulo/ Da extinta humanidade/ Salva-se um berço; o vínculo/ Da nova criação." (1863).
-- “Abre-se o ano de 63. Com ele se renovam esperanças, com ele se fortalecem desanimados. Reunida à família em torno da mesa, hoje mais galharda e profusa, festeja o ano que alvoroce, de rosto alegre e desafogado coração. 62, decrépito, enrugado, quebrantado e mal visto, rói a um canto o pão negro do desgosto que lhe atiram tantas esperanças malogradas, tantas confianças iludidas. Pobre ano de 62! (1863).
-- “Expus com franqueza e lealdade, sem exclusão do natural acanhamento, as minhas impressões; os erros que tiver cometido provarão contra a minha sagacidade literária, nunca contra o meu caráter e a minha convicção." (1863).
-- “Que importa o labor de uma longa semana? Há, para muito descanso, o domingo da imortalidade.”(1863).
--"(...)Passarinho que sendo prisioneiro/ Fugiu matreiro/ Não volta, não!" (1862)
-- Ver todas