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118- “Não te arrepeles. Dá de mão ao pranto; /Isso que tem?”

Coração Perdido , publicado na Biblioteca Brasileira, I Lírica Nacional. RJ, 1862, pp. 53-54.     Hoje é uma prática mais rara, mas já houve um tempo em que era popular o passatempo o de criar passarinhos presos em gaiolas. A poesia tentar confortar um praticante, talvez uma criança, desse costume, que perdeu um passarinho. A poesia é cheia de rimas, como era o costume.

117- Aniversário do Imperador

“O dia dous de dezembro de 1862”, publicado em 07/12/1862, na Semana Ilustrada, ano ii, n.104, p.826. É possível acessar o texto na Hemeroteca Digital .     O dia 02 de dezembro é a data do aniversário de Dom Pedro II. Machado relata as festividades, conta que naquele ano de 1862 o aniversário do imperador se passou em um dia nublado, e que as festividades se passaram normalmente, com participação do exército e da igreja. O evento também contou com a inauguração do retrato do monarca, apresentação do teatro “As leoas pobres”. Ainda houve cerimônias de promoções no exército e armada.

116- “Quanto ao alazão, ninguém deu por ele; deitou a correr até agora.”

Quase ministro , teatro encenado pela primeira vez em 22/11/1862, publicada originalmente na Semana Ilustrada, Rio de Janeiro, 1864.     Em uma nota preliminar, Machado conta que a primeira encenação se deu em um sarau de amigos com bom desempenho de atores amadores.     O texto gera interesse e suspense no leitor. Rumores apontam a indicação de um novo ministro para o governo. O político indicado conversa com amigos sobre a possibilidade de sua indicação. Logo chegam várias visitas adulatórias e petitórias ao novo quase ministro. No final chega a notícia que o rumor da indicação é falso, e as visitas saem a procura do verdadeiro novo ministro.     É bem escrito e pode enganar as expectativas do leitor.

115- “O que a terra não deu, dar-nos-á o Senhor!”

Aspiração ,  poesia, publicada pela primeira vez em primeiro de Outubro de 1862, em “O futuro”, ano I, n.2, p.65, depois republicado na primeira edição de Crisálidas em 1864     O poeta começa falando da sua tristeza. Diz que por ser jovem, as pessoas não acreditam que ele possa estar triste. Discorre por vários versos sobre sua desilusão. Que as coisas do mundo são vãs. Conclui que só em Deus pode encontrar o que busca o que lhe falta.     O texto é muito bem escrito.

114- “Vai encher a cabeça de romantismo, é moda;”

O caminho da porta / O protocolo , publicada originalmente no Teatro de Macaho de Assis v.I, Rio de Janeiro, Tipografia do Diário do RJ, 1863, encenado no Ateneu em 1862.     As peças foram encenadas em 1862 e depois publicadas em 1863, na publicação antecedem o texto do teatro duas cartas uma de Machado de Assis dirigida Quintino Bocaiúva e a carta de resposta. Na carta o jovem teatrólogo pede o conselho se é recomendável fazer publica o texto dos teatros. Quintino Bocaiúva escreve: “(...)respondendo a uma interrogação direta que me diriges, devo dizer-te que havia mais perigo em apresentá-las ao público sobre a rampa da cena do que há em oferecê-las à leitura calma e refletida. O que no teatro podia servir de obstáculo à apreciação da tua obra, favorece-a no gabinete. As tuas comédias são para serem lidas e não representadas.”     Vamos ao texto do teatro.     A primeira com o título “O CAMINHO DA PORTA”, comédia em um ato. Três homens...

113- “Tirei hoje do fundo da gaveta, onde jazia a minha pena de cronista.”

Crônicas , publicadas originalmente em O Futuro, Rio de Janeiro, textos de 15/09/1862, 30/11/1862 e 15/12/1862     No texto de 15/09/1862, conversa com sua caneta de pena, que está esquecida e cheia de teias de aranha. Ela não quer trabalhar. Ele tem que  convencê-la, elogiando-a. A caneta se convence e passa a narrar acontecimentos do parlamento; o sucesso do lançamento do livro de poemas de Thomaz Ribeiro, “D. Jaime”; o lançamento do terceiro volume da Biblioteca Brasileira, organizada por Quintino Bocaiúva. Passa então a discorrer sobre “As minas de prata” de José de Alencar, que está sendo publicado em partes e ainda não foi toda publicada. Fala ainda sobre o músico Arthur Napoleão. Sobre o teatro diz não haver novidades apenas reprises.     No texto de 30/11/1862, os parágrafos iniciais são uma conversa direta com o leitor sobre a vida do escritor. Comenta sobre um conflito de interesse entre o Brasil e o Peru, em uma questão de navios. Dá notíci...

112- CAVACO OU ADVERTÊNCIA - “Não peço elogios, porque a obra os não merece; mas peço paciência e giro.”

Crônicas do Dr. Semana , publicado originalmente na Semana Ilustrada, Rio de Janeiro.     Em 27 de julho, 10 de agosto e 28 de setembro de 1862, são publicados as PRELEÇÕES DE GRAMÁTICA do Dr. Semana, que se propõe a dar lições de gramática semanalmente, nos temas de Ortografia, Prosódia, Etimologia e Sintaxe. As lições são dadas em um tom cômico, com finalidade para fazer propaganda do periódico em que foram escritos, subvertendo as lições de gramática, por exemplo quando vai explicar o que é um “artigo” diz: “O Artigo semanal pode ser masculino, feminino, ou neutro, conforme o gosto de quem o lê. Serve para encher as colunas da Semana Ilustrada, e aumentar o número de suas páginas. Sem o Artigo, a Semana publicaria unicamente caricaturas.” A cada classe gramatical dá uma explicação e exemplo inusitado: “Adjetivo (…) Numeral é o que dá uma idéia da quantidade, ou ordem. Ex.: Afilhado de ministro;(…) Indefinido é o que modifica o nome, representando-o de uma maneira v...

Citações escolhidas

-- "Assim, por sobre o túmulo/ Da extinta humanidade/ Salva-se um berço; o vínculo/ Da nova criação." (1863).
-- “Abre-se o ano de 63. Com ele se renovam esperanças, com ele se fortalecem desanimados. Reunida à família em torno da mesa, hoje mais galharda e profusa, festeja o ano que alvoroce, de rosto alegre e desafogado coração. 62, decrépito, enrugado, quebrantado e mal visto, rói a um canto o pão negro do desgosto que lhe atiram tantas esperanças malogradas, tantas confianças iludidas. Pobre ano de 62! (1863).
-- “Expus com franqueza e lealdade, sem exclusão do natural acanhamento, as minhas impressões; os erros que tiver cometido provarão contra a minha sagacidade literária, nunca contra o meu caráter e a minha convicção." (1863).
-- “Que importa o labor de uma longa semana? Há, para muito descanso, o domingo da imortalidade.”(1863).
--"(...)Passarinho que sendo prisioneiro/ Fugiu matreiro/ Não volta, não!" (1862)
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